sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Engevix não cumpre acordo com indígenas

Engevix não cumpre acordo com índios atingidos pela UHE Monjolinho

Ontem (15/09), os índios Caigangues atingidos pela UHE de Monjolinho ficaram a espera da Empresa Engevix, para realizarem uma reunião de continuação das negociações já iniciadas. Durante a audiência pública realizada no dia 20/08, ficou acordado que essa reunião aconteceria ontem, mas, segundo os índios, a empresa não apareceu e nem deu notícias.

Entre as reivindicações dos índios estão: Posto de saúde com leitos para internação, contratação de profissionais pediátricos e ambulância equipada; Construção de casas; Construção de novos açudes e recuperação dos já existentes para criação e manejo de peixes; Ampliação do saneamento básico; Energia elétrica gratuita permanente; Reflorestamento com árvores nativas e treinamento/capacitação de pessoas da comunidade como agentes ambientais com remuneração para cuidar do reflorestamento.

Histórico e posição do Movimento dos Atingidos por Barragens

A empresa Engevix fechou as comportas da hidrelétrica antes de resolver os problemas com as famílias e a revelia da justiça, que expediu uma liminar proibindo o enchimento do lago. No dia 18 de junho, durante um protesto na barragem, a polícia gaúcha agiu com violência jogando bombas de efeito moral, ferindo manifestantes e furando pneus de dois ônibus a tiros. A ação, sem justificativas, comprovou a falta de respeito ao povo indígena. O Movimento dos Atingidos por Barragens exige que se cumpram todas as medidas compensatórias previstas no Plano Básico Ambiental Indígena.

FONTE: MAB

É engraçado que, com uma rápida pesquisa no site da empresa você consegue achar todo tipo de declaração sobre como ela é responsável:

A Engevix entende que seu sucesso empresarial deve estar pautado no desempenho nas áreas econômica, ambiental e social. Entende também que para que seu desempenho seja sempre satisfatório, deve aproximar-se de seus parceiros para entender suas necessidades e demandas e agir com transparência e responsabilidade na relação com cada um deles.

Ou ainda

(...) Tal posicionamento é reflexo de uma administração consciente de sua responsabilidade corporativa (que se preocupa com a qualidade e impacto de seu trabalho em suas interfaces com todos que com ela se relacionam).

FONTE: Engevix

O pior é que o histórico da Engevix ainda inclui outras denuncias graves como ter fraudado o Estudo de Impacto Ambiental da Usina de Barra Grande, quando omitiu a presença de uma área de 6 mil hectares de mata nativa, que continham inclusive especies ameaçadas de extinção. Este caso esta desrito no link Dossiê Barra Grande, que também esta relacionado na barra ao lado.


0 comentários: